A explosão da emoção e do sentido são a base do expressionismo. O dramatismo sobrepõe-se à vertente artística da obra. Utiliza a imagem visual que nos reporta para uma realidade interior. Dá-se a deformação das imagens, devido à intervenção do sentimento interior na realidade.
Demonstra uma preocupação na interiorização da criação artística, projectando na obra uma reflexão individual e subjectiva. Este movimento visa apreensão, da realidade, pelo sujeito. Denota-se uma certa visão anti-“Romantismo” do mundo.
Assim, expressionismo refere-se a uma qualquer manifestação subjectiva da criação humana.
Grupos mais identificados no expressionismo:
- “A Ponte”, em Dresden (1905-1913): apresentam maior agressividade (Ernst Ludwig Kirchner e Emil Nolde).
- “O Cavaleiro Azul”, em Munique (1911-1914): num primeiro momento voltaram-se mais para a espiritualidade da obra artística (Vassíli Kandínski, Paul Klee e August Macke). Que mais tarde se desdobrou e parte dos seus membros fizeram parte da Bauhaus e do advento da abstracção.
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